DSA Floresta

O que é o projeto BioMA Carbono?

 

O projeto BioMA Carbono é uma iniciativa da C3 Ambiental voltada para a conservação da Mata Atlântica e toda a sua diversidade de espécies. Dentro do BioMA Carbono, valorizamos os proprietários rurais, comunidades tradicionais e agricultores familiares que residem no bioma Mata Atlântica, e que querem manter florestas protegidas em suas terras.

 

Por que conservar a Mata Atlântica?

 

A Mata Atlântica é uma das florestas mais importantes do mundo por ser um “hotspot“ da biodiversidade, ou seja, ela abriga um grande número de espécies de animais e vegetais que só ocorrem nela (e em nenhum outro lugar do mundo), e que já perdeu mais de ¾ de sua vegetação original. Hoje a Mata Atlântica possui apenas 12,4% da sua formação natural.

 

Como os produtores rurais são valorizados neste projeto?

 

O Brasil é um dos protagonistas quando o assunto é o combate às mudanças climáticas. Não só pelas suas florestas que ajudam a regular o clima e capturam carbono da atmosfera, mas também pelos importantes compromissos assumidos mundialmente, como o de restaurar 12 milhões de hectares de florestas nativas até 2030. Para que esta meta seja cumprida, o papel dos proprietários de terra é fundamental, tanto para manter em pé as florestas existentes, como também para promover a restauração de áreas de preservação permanente (APP), reserva legal (RL) e outras com baixa aptidão agrícola.

O projeto BioMA Carbono prevê remunerar produtores rurais por meio do pagamento por serviços ambientais prestados (PSA), valorizar o conhecimento tradicional e cultural dos envolvidos, e ainda capacitar os participantes dentro da temática de uso sustentável da floresta.

 

Se você possui área(s) com florestas em sua propriedade e tem o desejo de manter essa floresta protegida, junte-se à nós. Participe do Projeto BioMA Carbono!

Conectar a preservação ambiental com desenvolvimento social é a meta mais ambiciosa da C3.

Para alcançar esse desafio, temos como objetivos:

Conservar e restaurar florestas

Preservar a biodiversidade

Valorizar o campo

Frear o aquecimento global

Parceiros: